COMO A MESADA AJUDA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ADOLESCENTES (PARTE 2)

No primeiro post sobre mesada para adolescentes, nós apresentamos dicas dos maiores especialistas em educação financeira do Brasil sobre temas como quanto e quando dar a mesada. [link para post parte 1]

Agora veja outras recomendações importantes que selecionamos para você:

  • Mesada não é moeda de troca 

Não se deve usar a mesada nem como prêmio nem como castigo – é o que diz o Reinaldo Domingos. Nada de aumentar a mesada quando o filho tira boas notas, nem de suspender o pagamento quando ele não cumpre suas tarefas!

Além disso, ele explica que não é para dar a mesada em troca de pequenos serviços domésticos, como algumas famílias costumam fazer. Mesada não é salário, e sim uma ferramenta útil para ensinar crianças e adolescentes a se tornarem adultos capazes de tomar decisões financeiras conscientes

A mesada também não deve ser usada como recompensa por boas notas na escola, pois isso pode estimular uma mentalidade mercenária. E tem mais: deve-se evitar que a mesada seja um prêmio por atitudes corretas, que todo cidadão deve ter. O adolescente não deve receber dinheiro por ser honesto, educado e gentil com os outros. Essas são qualidades que devem ser incentivadas independentemente de compensação financeira.

  • Exemplo

A Ana Leoni lembra que o exemplo do pai e da mãe é fundamental para ensinar os filhos a lidar com sua vida financeira. Isso porque por meio de suas atitudes eles mostram que o dinheiro é fruto do esforço. Lembre-se sempre que os filhos costumam assimilar os hábitos de consumo e poupança da família e seja um bom exemplo para eles!

  • Bons hábitos

A Cláudia Forte acredita que criar hábitos financeiros saudáveis desde cedo ajuda a criar um ciclo virtuoso que se refletirá no comportamento dos filhos quando se tornarem adultos. Para ela, a educação financeira faz parte do planejamento de vida e da realização individual. 

Nós concordamos com ela: afinal, ao longo de toda a nossa vida teremos que lidar com a gestão dos nossos recursos financeiros. Este é, sem dúvida, um dos mais importantes desafios da vida adulta de qualquer pessoa. Por isso é importante começar o quanto antes a preparar seus filhos para ele!

Mas como fazer isso, em meio a tantas dúvidas sobre o melhor caminho a seguir quando se trata de finanças pessoais?

Nós acreditamos, de verdade, que educação financeira se aprende na prática. E não estamos sozinhos: segundo uma pesquisa recente, o número de famílias que dá mesada aos filhos vem aumentando. Dentre as pessoas que optam por essa modalidade, o percentual que faz isso visando a estimular a educação financeira passou de 52% em 2018 para 64% em 2019. 

Junte-se a esse grupo de famílias que está preparando seus filhos para serem adultos conscientes no planejamento de sua vida financeira! 

Baixe o app Blu By BS2 e comece já a educação financeira na prática.

[links para lojas Android e iOs]

Tem uma sugestão de conteúdo? Mande pra gente!

Ao fornecer os seus dados, você está de acordo com os Termos de uso e política de privacidade e segurança do Banco BS2.

Posts Relacionados

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email